Pedagogia
GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PIAGET E A EDUCAÇÃO
UBERABA – MG
2015
PIAGET E A EDUCAÇÃO
Trabalho apresentado como requisito parcial à conclusão da disciplina de Psicologia da Educação, ministrada no curso de Graduação em Pedagogia, do Centro de Ensino Superior de Uberaba – CESUBE.
Profa. Helione
UBERABA – MG
2015
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA INTERCULTURAL
O mundo passa por rápidas transformações por causa dos avanços tecnológicos e do processo acelerado da globalização, cuja influência incide sobre vários setores da sociedade, inclusive a educação. Diante disso, a formação de professores/as – inicial e continuada – se torna objeto de debates e discussões universais. É preciso construir lógicas de formação que valorizem tanto a experiência do/a professor/a como a do/a aluno/a.
Antônio Flávio Moreira (1993) advoga a necessidade de uma formação que considere professores/as como pesquisadores/as dos interesses políticos e ideológicos que estruturam a natureza do discurso, as relações sociais da sala de aula e os valores transmitidos a alunos/as. São professores/as que se contrapõem à ideia de haver um só currículo para uma ampla diversidade cultural. Essa formação possibilitaria uma reflexão sobre o quão complexa é nossa sociedade e uma compreensão de várias questões, dentre as quais: a diversidade sociocultural presente nas escolas, as causas e consequências do processo da globalização na vida de alunos/as, o consumismo, a desigualdade social, o fracasso escolar.
Ocorre, no entanto, que a escola, concebida nos moldes do conservadorismo, não consegue adaptar-se às novas exigências da sociedade: permanece adormecida num determinado padrão de ensino não condizente com as reais necessidades do mercado de trabalho; logo, ela deixa de atender às novas demandas de uma sociedade globalizada e apoiada nas políticas neoliberais. Segundo Olgaíses