trabalho bioquimica
O exame de glicose é pedido para medir a quantidade de glicose no sangue no momento da coleta. É usado para detectar hiperglicemia e hipoglicemia, para ajudar o diagnóstico de diabetes, e para monitorar os níveis de glicose em pessoas com diabetes.
Níveis altos de glicose em geral indicam diabetes, mas muitas outras doenças e estados clínicos podem causar hiperglicemia.
Outras doenças e estados clínicos que podem causar níveis elevados de glicose incluem:
Acromegalia
Estresse Agudo (por exemplo, resposta a traumatismos, infarto do miocárdio, e acidente vascular cerebral)
Insuficiência renal crônica
Síndrome de Cushing
Medicamentos, incluindo: corticosteroides, antidepressivos tricíclicos, diuréticos, adrenalina, estrogênios (pílulas anticoncepcionais e reposição hormonal), lítio, fenitoína e salicilatos,
Ingestão excessiva de alimentos
Hipertireoidismo
Câncer pancreático
Pancreatite
Resultados baixos ou indetectáveis de glicose na urina são considerados normais. Qualquer causa de elevação da glicemia pode elevar os níveis de glicose na urina. Aumentos dos níveis de glicose na urina podem ser vistos também com medicamentos, como estrogênios ou hidrato de cloral, e em alguns tipos de doença renal.
Aumentos moderados dos níveis sanguíneos de glicose são observados no pré-diabetes. Esse estado, se não for tratado, com frequência conduz ao diabetes do tipo 2.
Níveis baixos de glicose no sangue (hipoglicemia) são também vistos em:
Insuficiência suprarrenal
Ingestão de álcool
Medicamentos, como acetaminofeno ou esteroides anabolizantes
Doença hepática avançada
Hipopituitarismo
Hipotireoidismo
Dose excessiva de insulina
Insulinomas
Inanição
Níveis baixos de glicose documentados (menos de 40 mg/dl), com frequência determinados com os níveis de insulina e, algumas vezes, com os níveis de Peptídeo C)
Sintomas de hipoglicemia
Reversão dos sintomas quando os níveis de glicose voltar ao normal.
Hipoglicemia primária é