Trabalho Bioquimica
Descobertas no século XVIII, as enzimas são substâncias orgânicas, constituídas por proteínas, cuja função é a de atuar sobre as reações bioquímicas do organismo, acelerando estes processos e preservando sua estrutura ao fim deles. A especificidade catalizadora das enzimas permite que a energia de ativação de uma reação seja reduzida e que os processos bioquímicos ocorram numa velocidade superior.
Por estarem presentes em todos os tecidos e atuarem de modo ativo e indispensável nas reações orgânicas, alterações em suas atividades podem servir para o diagnóstico clínico de algumas patologias, possibilitando a identificação da causa, localização, grau e extensão de algumas doenças pancreáticas, plasmáticas, hepáticas, musculares, cardíacas, ósseas etc.
Neste trabalho, serão apresentadas enzimas específicas envolvidas e requeridas como amostras clínicas que podem apresentar alterações e indícios de certas patologias..
AMILASE (AMS) pH ótimo: 7,0.
Pertencente à classe das hidrolases, a amilase é uma enzima catalizadora da hidrólise de amido e glicogênio absorvidos na dieta. É secretada pelas glândulas salivares e pelas células pancreáticas..
Sua finalidade no diagnóstico clínico é, muitas vezes, utilizada juntamente à dosagem de lipase para identificar pancreatites e outras doenças relacionadas ao pâncreas. A amostra biológica é coletada através do exame de sangue ou urina.
O nível acima do normal (hiperamilasemia) pode indicar doença aguda das glândulas salivares; pancreatite aguda e crônica; obstrução da ampola de Vater; obstrução do ducto biliar comum; câncer de pâncreas; patologia pancreática por lesão ulcerosa péptica, pseudocisto pancreático, perfuração intestinal com peritonite, gravidez ectópica, parotidite(caxumba).
O nível abaixo do normal pode indicar: cirrose; hepatite; câncer pancreático; toxemia gravídica.
LIPASE (LPS) pH ótimo: 3,5 a 7,0.
A lipase é também uma enzima digestiva, cuja função é catalisar a hidrólise de