trabalho bioquimica
Fisiologia vegetal (Atividade de Revisão) DATA: / /2014
Aluno (a):
1. A fotossíntese é o processo pelo qual a planta sintetiza compostos orgânicos a partir da presença de luz, H2O e CO2. Portanto é de extrema importância para manutenção de todas as formas de vida no planeta. A luz é essencial para que as reações ocorram, no entanto é necessário que a radiação esteja em quantidade ideal para que o maquinário fotossintético esteja em bom funcionamento, níveis elevados e baixos de radiação podem afetar a fotossíntese ocasionando a fotoinibição e deficiência por luz. Diante dessa afirmativa, explique o fenômeno de fotoinibição e a importância de manter as plantas em ambiente com quantidade de luz ideal.
A fotoinibição é causada pelo excesso de luz. Quando a taxa fotossintética se estabiliza e a planta continua exposta a luz, ocorre esse fenômeno. Em um momento do dia a folha não aumenta mais, daí a taxa fotossintética se estabiliza e a fotossíntese passa a ser limitada pela disponibilidade de gás carbônico. Porém, a fase clara da fotossíntese continua a ser realizada pela planta, os fótons continuam incidindo sobre as moléculas de clorofila, que ficam em estado excitado e acabam produzindo substancias danosas. Se nem a fase escura e outras vias metabólicas conseguirem dar vazão ao NADPH e ATP produzidos na fase clara gerando um acumulo destas moléculas, ocorre uma desnaturação das proteínas do complexo antena que fica desativado.
2. O esquema a seguir representa o mecanismo de transporte de elétrons durante a fase fotoquímica da fotossíntese.
Analisando-o, é correto afirmar que o(s) complexo(s):
a) O PS I oxida as moléculas de água a O2 no lume do tilacóide e durante esse processo libera prótons no lume.
b) A ATP sintase produz NADPH (adenosina tri-fosfato) na medida em que prótons atravessam seu canal central de volta ao estroma provenientes do lume.
c) O PS II