Trabalho Aprendizagem motora Paralisia cerebral
A atividade escolhida foi o labirinto que implica em movimentos motora fina para manuseio do teclado do computador por meio de segmentos corporais superiores ,pode ser considerado uma ação motora cotidiano. Na tarefa de labirinto ,crianças sem alterações motoras tem como principal desafio escolher o caminho correto ,já os indivíduos com (PC) tem além da escolha do caminho correto ,dificuldade em realizar o movimento. De acordo com os resultados obtidos houve uma melhora de desempenho ocorrida em função da pratica, durante o processo o aprendiz passa de uma fase inicial caracterizada por elevado numero de erros, inconsistência e alta demanda de atenção para uma fase posterior que se caracteriza por consistência, poucos erros e demanda reduzida de atenção com a pratica ocorrem menos movimentos desnecessários e consequente otimização de energia e diminuição no tempo de realização da tarefa, fazendo com que a sequência de movimentos ganhe progressivamente fluência e harmonia.
A padronização da função é alcançada por meio da pratica e feedback negativo, deste modo o aprendiz passa por um processo de diferenciação em que um estado instável, geral e homogênea da lugar a um estado estável especifico e heterogêneo.
Vale ressaltar que pela comparação descritiva dos valores das medianas na aquisição o desempenho dos indivíduos com PC mostraram se mais motivados, ao passo que os indivíduos sem PC parecem ter considerado a tarefa fácil e desmotivadora, a motivação é um dos fatores que afetam o processo de aprendizagem motora.
Os resultados mais importantes do presente estudo dizem respeito as comparações intra e entre os grupos na fase de transferência, já que a modificação da tarefa exige dos aprendizes a capacidade de