Educaçao especial
Deficiência Motora
Espinha Bífida
Paralisia Cerebral
Formadora: Elisa de Castro Carvalho
1
O que é a Deficiência Motora?
Podemos considerar a Deficiência Motora como uma perda de capacidades, afectando directamente a
postura
e/ou movimento, fruto de uma lesão congénita ou adquirida nas estruturas reguladoras e efectoras do movimento do sistema nervoso.
(David Rodrigues, 1983)
Considera-se uma pessoa portadora de deficiência motora, de carácter permanente, ao nível dos membros superiores ou inferiores, quando tiver uma incapacidade igual ou superior a 60% (avaliada pela Tabela Nacional de
Incapacidades).
Decreto-Lei n.º 341/93
2
Formadora: Elisa de Castro Carvalho http://cursosefa.do.sapo.pt
A Deficiência Motora afecta o indivíduo: -Na sua mobilidade; -Na coordenação motora; -Na fala. Quais as causas da Deficiência Motora? -Problemas durante o parto; -Erros médicos; -Acidentes de trabalho; -Acidentes de trânsito; -Traumatismos; -Etc. Tipos de Deficiência Motora: Monoplegia (paralisia num membro do corpo); Hemiplegia (paralisia num dos lados do corpo); Paraplegia (paralisia da cintura para baixo); Tetraplegia (paralisia do pescoço para baixo); Amputação (ausência de um membro do corpo).
A criança com Deficiência Motora As crianças com deficiência motora apresentam limitações ao nível dos estímulos afectivos e sensório-motores. Estes aspectos conduzem, por sua vez, a limitações na aquisição de competências básicas em cada uma das etapas de desenvolvimento. As crianças com deficiência motora ficam impedidas de explorar o meio que as rodeia, facto que irá afectar e condicionar as suas capacidades cognitivas e de personalidade.
Formadora: Elisa de Castro Carvalho http://cursosefa.do.sapo.pt
A criança com Deficiência Motora e a Escola -Promover a independência do aluno mas tendo sempre presente as suas limitações e necessidades; -Procurar soluções específicas