Paralisia cerebral: para incluir é preciso conhecer
PARA INCLUIR É PRECISO CONHECER
Joyce Pitta Costa Luz ¹
Prof° Lílian Martineli ²
Faculdade Educacional da Lapa – FAEL
Curso de Licenciatura em Pedagogia
joycepitta@hotmail.com avaliador09tcc@hotmail.com RESUMO
O objetivo deste artigo é apresentar o conceito de Paralisia Cerebral e suas classificações, seguindo pela fundamentação legal e o processo de aprendizagem, serão demonstrados recursos e adaptações para facilitar e nortear o trabalho dos professores envolvidos no processo de inclusão, para contextualizar essas informações foram realizadas entrevistas com profissionais da área. O texto foi baseado em uma revisão bibliográfica, os artigos utilizados neste trabalho, foram encontrados na base de dados bibliográfica SCIELO, para isto foram usados os seguintes cruzamentos de palavras: Paralisia Cerebral; Aprendizagem ; Inclusão no período de novembro de 2010 a junho de 2011. Este tema surgiu da necessidade de um apoio ao trabalho dos professores do ensino regular, que se deparam no processo de inclusão com crianças acometidas de Paralisia Cerebral, as informações aqui contidas visam nortear e facilitar o trabalho do professor, para que possam desenvolver um trabalho realmente eficaz dentro da proposta da atual de inclusão.
Palavras-Chaves: Inclusão; Paralisia Cerebral; Aprendizagem; Educação Especial.
[?] Aluna do 7º período do curso de Pedagogia da FAEL.
² Química, Licenciada em Ciências, Mestre em Educação pela PUCPR, Especialista em Metodologia do Ensino Superior PUCPR e Currículo e Prática Educativa, PUCRJ, professora orientadora do curso de Pedagogia FAEL.
INTRODUÇÃO
A criança com Paralisia Cerebral possui um atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, isto é uma lesão no sistema nervoso central que pode acarretar em um comprometimento da área motora, sensorial e/ou cognitiva. Implicando em alterações ao nível de tônus