Trabalho análise instrumental
Um prato teórico corresponde a uma etapa de equilíbrio da substância entre a fase estacionária e a fase móvel. A eficiência de uma coluna cromatográfica é medida em termos de pratos teóricos. Sendo assim, quanto maior o número de pratos teóricos maior será a eficiência (picos mais estreitos) de uma coluna cromatográfica.
2. A análise por CLAE pode ser realizada em condição isocrática ou de gradiente de solventes. Explique as vantagens do uso de cada uma das condições.
Na análise por CLAE em condições isocráticas, a composição da fase móvel permanece constante durante toda a análise. Nestas condições separa-se apenas um número limitado de picos, uma vez que a polaridade da fase móvel é constante. As vantagens na aplicação deste sistema são: apresenta maior compatibilidade com os detector não degenera a coluna como no sistema de gradiente e menor custo. No sistema de gradiente de solventes, a composição da fase móvel varia durante a análise. Estas condições apresentam vantagens na separação de amostras mais complexas, ou quando a polaridade dos compostos a separar é muito diferente, além de permitir análises mais rápidas e maior simetria nos picos.
3. O que aconteceria neste cromatograma se não tivéssemos utilizado gradiente? [pic] No caso de não utilizar gradiente nesta cromatografia poderia haver deficiências na separação. Compostos com polaridade diferente da fase móvel teriam dificuldades de eluição, tornando o tempo de análise muito longo. Como percebe-se que trata-se de uma amostra com diferentes compostos, sem o uso de gradiente, poderia haver sobreposição de picos e assimetria dos mesmos.
4. Como funciona uma válvula de injeção em CLAE?
[pic] Com a válvula de injeção na posição LOAD, a amostra é introduzida na válvula pela seringa, enchendo o espaço interno do tubo capilar de aço, a alça de