Programa de educação profissional em minas gerais
Autores:
André Henrique Fernandes
Carla Virgínia Ferreira dos Santos
Daniela dos Santos Ribeiro de Souza
Joana Isa de Fátima Reis
Mark Antônio Stewart
Professor Orientador: Vitorino Alves da Silva
Resumo:
O Programa de Educação Profissional - PEP objetiva oferecer educação complementar técnico profissionalizante para alunos matriculados em escolas públicas estaduais, alunos do curso de Educação de Jovens e Adultos de Ensino Médio (EJA) e jovens que já concluíram o Ensino Médio, desde que não estejam cursando o Ensino Superior.
Esta pesquisa objetiva verificar qual é a forma de atuação do Programa, quais instituições de ensino recebem recursos, como são distribuídos e quais os resultados sociais efetivos obtidos pelo programa. O estudo contribui de forma a averiguar o resultado prático obtido em razão dos recursos investidos pelo governo de Minas.
Palavras-chave: Ensino Profissionalizante; Política Pública; Programa de Educação Profissional.
1. Introdução.
Tendo então por base o Programa de Educação Profissional – PEP, criado em 2007 pelo Governo do Estado de Minas Gerais, adotado neste trabalho como exemplo de Política Pública, foi possível compreender não apenas a amplitude dos benefícios que proporciona à sociedade de um município isolado (Formiga) a partir dos resultados obtidos em entrevistas, como também entender os fatores históricos contribuintes que permeiam a formatação das políticas públicas direcionadas ao ensino público no Brasil, mais especificamente no estado de Minas Gerais.
De fato, todo o contexto verificado objetivou analisar uma Política Pública específica sobre seus vários aspectos, sobre os resultados obtidos e sobre as perspectivas de obtenção de melhorias, desenvolvimento e aplicabilidade do Programa no contexto municipal (Formiga) tomado como representativo em suas características estaduais