Carlota joaquina
Posted on 22 de maio de 2011 by blogdoprofessorrodrigo
Depois de séculos de abandono, cá nós com resumo das discussões sobre as revoltas regenciais:
Cabanagem:
Revolta popular ocorrida durante o período regencial na província do Grão-Pará contra o governo central regencial. Sua composição inicial era de população ribeirinha, moradores das cabanas (cabanos) e posteriormente, dado o sucesso das revoltas, por comerciantes e fazendeiros.
Os objetivos eram, portanto a melhora da qualidade de vida e na independência da província. Segundo o historiador Caio Prado Jr. foi a maior revolta popular brasileira, se não por duração ( 1835-1840) pela intensidade e composição.
Seu desfecho se dá em derrota contra as forças legalistas, não atingindo, portanto os objetivos (muito pela sucessão de traições na liderança do projeto emancipacionista) e deixando, na mais tímida das hipóteses, 30.000 mortos.
Sabinada
Revolta popular ocorrida entre 1837 e 1838, pretendeu uma proclamação provisória da república baiense até a maioridade de D. Pedro II.
Revolta empreendida por fazendeiros, militares e integrantes de uma classe intermediária teve como líder o médico Francisco Sabino.
Após alguns enfrentamentos e aproximadamente 2.000 mortos os objetivos não se concretizaram.
Balaiada
Revolta popular ocorrida no Maranhão entre 1838 e 1841 com intenção de controle do poder local. Revolta dividida entre ideais mais conservadores e radicais porém sem objetivos claramente definidos. Sua causa imediata se deu pela extrema miséria enfrentada pela população a crise econômica causada pela estagnação da cultura do algodão. Na sua composição, pelos mais radicais estavam artesãos de balaios (segundo o Rangel: uma coisa feita para carregar coisas). A contenção dos revoltosos se dá pelas forças legalistas que tinham no comando o futuro Duque de Caxias.
Farroupilha
Revolta elitista sulista; teve a mior duração entre as demais revoltas a ela