TRABALHO ANTIGONA
Núcleo Universitário Serro
Graduação em Direito
TRABALHO DE INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
Obra: Antígona - Sófocles
Serro
2015
1º PERIODO
SÍNTESE
A obra Antígona, de Sófocles, relata uma tragédia grega protagonizada por Antígona e vivenciada por outros personagens como:
Édipo (seu pai);
Jocasta (sua mãe);
Ismênia (sua irmã);
Creonte (seu tio e rei da cidade de Tebas);
Hêmon (noivo de Antígona e filho de Creonte);
Tirésias (Filósofo e conselheiro);
Eurídice (esposa de Creonte); os velhos Tebanos (O coro); um Guarda; um Enviado; um Mensageiro;
Polinices e Etéocles (irmãos de Antígona), que se mataram em batalha pelo trono de Tebas.
Com a morte dos sucessores de Édipo, e em razão do parentesco próximo entre os falecidos, Creonte assumiu o trono da cidade de Tebas
Toda trama gira em torno da morte dos irmãos Etéocles e Polinices: o primeiro lutava em favor da cidade de Tebas e o segundo, contra a mesma.
Por ordem de Creonte, seria Etéocles enterrado com todo cerimonial fúnebre e Polinices largado ao tempo, sem direito a enterro para que seu corpo fosse devorado por cães e pássaros famintos. Para Creonte essa atitude serviria de exemplo a qualquer pessoa que por ventura estivesse pensando em se voltar contra Tebas.
Ao saber da atitude de Creonte, Antígona chama Ismênia, fora do palácio para que ninguém ouça a conversa, a fim de articular um plano para dar a seu irmão, Polinices, um enterro digno. Já que Creonte proibiu tal ato.
Para ela, isso seria um direito natural e que ninguém deveria ter o poder de mudar isso. Ismênia, porém, por medo dos possíveis castigos de Creonte e por achar que isso seria impossível de se concretizar, negou ajuda a sua irmã.
Antígona então com raiva e lagrimas nos olhos grita a Ismênia que não insistiria mais, que já que ela não poderia ajudá-la que pelo menos não atrapalhasse. Antígona ainda disse que morreria feliz se tal ato ela fizesse pelo irmão já que tanto o amava e era amado por