ANTÍGONA, UMA PRECURSORA NA DEFESA DOS VALORES FAMILIARES
4266 palavras
18 páginas
ANTÍGONA, UMA PRECURSORA NA DEFESA DOS VALORES FAMILIARESANTÍGONA, UMA PRECURSORA NA DEFESA DOS VALORES FAMILIARES
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ...........................................................................................
2. ANÁLISE DA OBRA .................................................................
3. CONCLUSÃO ........................................................................................
4. REFERÊNCIAS .........................................................................................
1. INTRODUÇÃO
Este artigo intitulado “Antígona, uma precursora na defesa dos valores familiares”, apresenta um estudo mais detalhado da obra Antígona de Sófocles. A obra faz parte da Trilogia Tebana, uma tragédia do próprio autor, que teve sua primeira apresentação em Atenas 441 a.C., destacando neste trabalho, o papel da personagem Antígona, filha de Édipo e Jocasta, e a relação conflitante com seu tio, o rei de Tebas, Creonte.
O presente artigo tem por objetivos destacar e analisar na obra, o conflito que circunda Antígona e Creonte, seu tio, na defesa de seus direitos. Antígona pelos valores familiares e Creonte no cumprimento de seu decreto, reforçando as falas e ações da personagem Antígona para materializar sua posição.
Os irmãos de Antígona, Etéocles e Polinices, lutam bravamente pelo reinado de Tebas. Ambos morrem deixando o trono para o sucessor, Creonte, irmão de Jocasta, sua mãe.
Creonte decretou uma lei que dizia que somente Etéocles teria direito ao serviço fúnebre e que Polinices não era merecedor, pois lutara contra o governo e, quem o fizesse morreria. Antígona demonstra muita coragem e determinação, pois