estrategia
Estratégia, do grego STRATEGIA, "ofício ou comando de um general", de STRATEGOS, "general", formada por STRATOS, "multidão, exército, expedição", literalmente "aquilo que se espalha", mais AGOS, "o que chefia, líder", de AGEIN, liderar, comandar. É um meio para alcançar os objetivo, buscando a analise e a antecipação do mercado.
No caso da produção, é um padrão de decisões e ações estratégicas que define o papel os objetivos e as atividades da produção.
Toda organização precisa de algum direcionamento estratégico. O mesmo acontece para sua operação e para o negócio, quando este direcionamento é entendido se define os objetivos de desempenho.
As empresas têm de ser flexíveis para responder rapidamente às alterações competitivas e do mercado. Devem possuir competências essenciais para se manter à frente de seus rivais.
O que são os níveis estratégico, tático e operacional? Longo alcance, médio alcance e curto alcance.
Planejamento Estratégico (longo alcance)
Define-se as estratégias de longo prazo da empresa. Este planejamento leva em conta todos os fatores internos e externos a companhia. Quando elaborado este planejamento procura-se uma visão integrada dos processos e da companhia, por que a empresa como um todo entra nesta etapa. Esse planejamento é feito em geral entre 5 e 10 anos no futuro.
Planejamento Tático (médio)
O planejamento tático é diferente para cada área da companhia. Esta etapa é mais focada que o planejamento estratégico, que é desdobrado em diversos planos táticos. É feito de ano a ano e busca aperfeiçoar uma determinada área da empresa na busca de um resultado.
Planejamento Operacional (Curto alcance)
Coloca em prática cada um dos planos táticos dentro da empresa. Ele é projetado no curto prazo e envolve cada uma das tarefas e metas da empresa. Deve planejar os prazos, metas e recursos para a implantação de um projeto ou tarefa dentro da empresa. É a última etapa de planejamento, sendo um plano mais detalhado