Relatório sobre erros experimentais e vidrarias
Departamento de Química
Turma:
Jeani Moreira de Oliveira Alex Bruno da Silva Marina Lucas Ribeiro
Tratamento de Dados
Lavras- MG
Maio de 2013
Introdução
Um experimento químico envolve a utilização de uma variedade de equipamentos de laboratório bastante simples, porém, com finalidades específicas. O emprego de um dado material ou equipamento depende de objetos específicos e das condições em que serão realizados os experimentos.
O tratamento de dados e medidas na química experimental deve ser feito sistematicamente, de forma a obter o mínimo de erros e o máximo de precisão no experimento realizado.
Nem todos os ensaios exigem o mesmo grau de precisão e exatidão, porém saber usar os elementos numéricos e os equipamentos adequados a cada ensaio implica certamente em bons resultados.
Entretanto deve ser considerado que toda a medida possui um determinado erro, e o erro de uma medida muitas vezes é limitado pelo equipamento utilizado, dessa maneira é importante conhecer e expressar matematicamente todos os erros e incertezas apresentadas ao longo da atividade.
O ideal é que as medidas sejam exatas e precisas. Medidas podem ser precisas e não serem exatas devido a algum erro sistemático que é incrementado a cada medida. A média de várias determinações é geralmente considerada o melhor valor para uma medida do que uma única determinação.
Os termos exatidão e precisão são freqüentemente usados na leitura dos resultados das medidas, portanto é necessário saber diferenciar cada um desses conceitos.
Exatidão é a medida real do objeto ou quanto ela se aproxima com o valor correto. Precisão baseia-se no desvio padrão de várias repetições do mesmo experimento, ou