Relatorio quimica exp
Nota: 5,0
MEDIDAS DE VOLUMES E TRATAMENTOS DE DADOS
CRICIÚMA, 2013
MEDIDAS DE VOLUME E TRATAMENTO DE DADOS
CRICIÚMA, 2013
1 INTRODUÇÃO
O tratamento de dados e medidas na química experimental é essencial para alcançar o grau de confiança dos dados obtidos, pois os resultados do experimento podem ficar comprometidos ou até mesmo duvidosos, por isso a importância de usar aquele instrumento que apresente a maior precisão possível no experimento que está sendo realizado.
Mas para isso, saber usar os elementos numéricos e os equipamentos adequados a cada ensaio, implica certamente em um estudo bem sucedido.
Assim, dado o resultado de uma medição, os algarismos significativos são todos aqueles em que, o número obtido deverá ter apenas um algarismo duvidoso e é preciso arredondar o resultado obtido, no primeiro algarismo duvidoso.
Obs.: Faltou um parágrafo sobre o que será apresentado neste relatório.
0,4
2 OBJETIVOS
Os experimentos neste descritos tem como objetivos:
* Manipular corretamente equipamentos, materiais e reagentes;
* Utilizar algarismos significativos;
* Compreender o significado de Exatidão e Precisão;
Obs.: Calcular os diferentes erros de uma medida também está entre os objetivos.
0,4
3 REFERENCIAL TEÓRICO
Existem vários tipos de vidrarias utilizadas em um laboratório químico, podendo-se obter uma precisão de maior grau, ou menor. Sendo assim, toda medição possui erros, porém os mesmos podem ser minimizados através de equipamentos de trabalho e conceituação química. Sendo algumas delas:
Erro sistemático: Se refere ao instrumento utilizado, e pode ser minimizado utilizando aparelhos de boa qualidade e padronização.
Erro acidental: Se refere ao operador, e pode ser minimizado fazendo inúmeras medições.
Erro semi-acidental: Se refere ao instrumento e ao operador, e pode ser minimizado tendo um cuidado maior com o instrumento.
Precisão: