4 Aula Gest O 1
ORGANIZAÇÃO DO
ENSINO NO BRASIL:
ASPECTOS LEGAIS E
ORGANIZACIONAIS.
Professora : Milene Firme milenefirme@hotmail.com OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
Compreender a estrutura e organização da educação brasileira em seus aspectos gerias.
Entender os aspectos legais, organizacionais e estruturais do sistema de ensino.
Compreender o desenvolvimento e contextualização histórica da estrutura e a organização do ensino no Brasil.
Analisar criticamente as potencialidades e fragilidades do sistema educacional brasileiro, no que tange aos seus aspectos legais, organizacionais e estruturais .
Há várias definições para sistema, considerando em comum cada ponto dessas definições.
O Conjunto de Normas e de leis que regulam a organização e o funcionamento de uma rede de escolas não perde sua identidade normas e de leis. Portanto, ao se organizarem em um sistema, esses elementos materiais e ideais passam a formar uma unidade, no caso, um sistema de ensino. A ESTRUTURA DO SISTEMA
DE ENSINO: FEDERAL,
ESTADUAL E MUNICIPAL
Sistema é um conjunto de elementos, de unidade relacionadas, que são coordenadas entre si e constituem um todo
1.RELAÇÕES ENTRE SISTEMA DE
ENSINO E OUTROS SISTEMAS
SOCIAIS:
O Sistema de ensino em contato com outros sistemas possuem ações e reações.
Quando recursos do Estado são disponibilizados para
instituições
escolares
para serem gastos nas escolas, ocorrem ações entre o sistema de ensino, o político e o econômico .
Havendo críticas positivas ou não de cada um desses
sistemas sobre o envio de recursos, há reações entre vários sistemas ou reações internas entre eles.
A maneira de lidar com as diferenças entre os elementos de um sistema e entre vários sistemas alteram as formas de ação e o enfrentamento das reações.
FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DOS SISTEMAS:
Há duas formas de construção, de organização, onde destaca
aspectos
harmoniosos
da
organização e de desenvolvimento de um sistema, salientando caráter dinâmico e as