Antigona trabalho leila
CAMPUS FRUTAL
CURSO DE BACHAREL EM DIREITO
JURI SIMULADO: defesa de Antígona
FRUTAL – MG
2015
JURI SIMULADO: defesa de Antígona
FRUTAL – MG
2015
Antígona, de Sófocles
Considerado um dos grandes representantes do teatro grego antigo, junto aos importantes tragediógrafos da Grécia Antiga Eurípes e Ésquilo, Sófocles nasceu em Atenas no ano de 496 a.C e faleceuem 406 a.C, aos 90 anos de idade, vivendo, por tanto, o período de maior desenvolvimento e efervescência cultural de sua cidade.
Filho de Sófilo, fabricante de armaduras, Sófocles recebeu em sua infância e juventude uma educação bastante tradicional, nos moldes da cultura ateniense, que valorizava os aspectos filosóficos e culturais, mais que qualquer outra sociedade da época.
Sófocles escreveu dezenas de peças teatrais e venceu diversos concursos, derrotando até mesmo o próprio Ésquilo.Contudo, muitas de suas obras foram encontradas fragmentadas. Somente sete peças sobreviveram integralmente: Aias; Antígona; Traquínias; Édipo Rei; Electra; Filoctetes e Édipo em Colono.
A obra Antígona faz parte de uma trilogia, a qual teve início com a tragédia Édipo Rei e termina com a peça Édipo em Colono. Antígona, portanto, dá continuidade aos eventos ocorridos em Édipo Rei, quando Sófocles inicia a história a partir da maldição de Édipo. Em resumo, a maldição foi lançada sobre Édipo por ele ter matado o próprio pai e se casado com a própria mãe, Jocasta, provocando a ira dos deuses tanto contra si, como contra Tebas. Quando descobriu que se casou com sua mãe, para se redimir, Édipo abandonou o trono, arrancou seus próprios olhos e passou a vagar pelo mundo. Porém, mesmo se autopunindo, Édipo não conseguiu evitar que sua maldição alcançasse seus quatro filhos: Polinice, Etéocles, Antígona e Ismênia.
O objetivo de Sófocles em Antígona, assim como em toda tragédia grega, é provocar uma forte impressão no público trazendo à reflexão as