FQ Luz
EVOLUÇAO
HISTORICA DA LUZ E
ESPECTRO
ELETROMAGNETICO
Trabalho feito por:
- David Martins Nº -2
- João Henrique Patacho Nº3
- Pierre Dins Nº 16
TEORIAS SOBRE A LUZ
Primeiras ideias dos gregos
No século I a.C. Lucrécio, dando continuidade às ideias dos primeiros atomistas, escreveu que a luz solar e o seu calor eram compostos de pequenas partículas.
TEORIA CORPUSCULAR
A ideia de que a luz seria um corpúsculo vem desde a Antiguidade, com o atomismo de Epicuro e Lucrécio. Tal teoria não é a mesma que a atual, aceita como alternativa à teoria ondulatória.
Contudo, somente no século XVII, a teoria corpuscular para a luz consolidou-se como um conjunto de conhecimento capaz de explicar os mais variados fenómenos ópticos. O seu principal expoente nesse período foi o filósofo natural inglês Isaac Newton(1643-1727)
TEORIA ONDULATÓRIA
No século XVII, Huygens, entre outros, propôs a ideia de que a luz fosse um fenómeno ondulatório. Francesco Maria Grimaldi observou os efeitos de difracção, atualmente conhecidos como associados à natureza ondulatória da luz, em 1665, mas o significado das suas observações não foi entendido naquela época.
As experiências de Thomas Young e Augustin
Fresnel sobre interferência e difracção no primeiro quarto do século
XIX, demonstraram a existência de fenómenos ópticos, para os quais a teoria corpuscular da luz seria inadequada, sendo possíveis se à luz correspondesse um movimento ondulatório. As experiências de
Young capacitaram-no a medir o comprimento de onda da luz e
Fresnel provou que a propagação rectilínea, tal como os efeitos observados por Grimaldi e outros, podiam ser explicados com base no comportamento de ondas de pequeno comprimento de onda.
HEINRICH HERTZ
Hertz demonstrou a existência da radiação electromagnética, criando aparelhos emissores e detectores de ondas de rádio.
Foi o primeiro a produzir e estudar as ondas eletromagnéticas, tendo o seu nome sido dado à unidade de frequência. Os escritos