Trabalho A1
Por
LUCIANA BARRANCO GOMES
SILVA, Josilene Batista da. Linguagem: Formas e Usos - Alfabetização e Letramento. Copyright.
Rio de Janeiro
2015
FACULDADE INTERNACIONAL SIGNORELLI
CURSO DE PEDAGOGIA
TURMA 2012.2 / 6º Período
SILVA, Josilene Batista da. Linguagem: Formas e Usos - Alfabetização e Letramento. Copyright.
Por
LUCIANA BARRANCO GOMES
Trabalho final apresentado em cumprimento às exigências da disciplina Linguagem: Formas e Usos - Alfabetização e Letramento sob a orientação da professora Dra. Josefina Carmen Diaz Mello.
Rio de Janeiro
2015
A língua é uma construção sócio-histórica, o profissional de Educação deve ficar atento, pois ela é constituída pelas marcas culturais e sociais de um povo, sendo assim há uma variedade de realizações linguísticas. De acordo com Marchuschi (2010), as modalidades oral e escrita, são as mais envolvidas no processo de alfabetização.
“Oralidade e escrita são práticas e usos da língua com características próprias, mas não suficientemente opostas para caracterizar dois sistemas linguísticos nem uma dicotomia.” A oralidade foi um fenômeno que aconteceu antes da escrita, pois, desde a origem da civilização, foi desenvolvendo-se as modalidades da linguagem até chegar à fala. E assim prevaleceu, as relações socioculturais durante milênios. Com a modernização tecnológica veio a necessidade de desenvolver uma escrita, como uma forma de registo.
Mas, esse processo foi lento, gradual e heterogêneo, como ainda podemos ver, nos dias atuais, com um alto índice de analfabetismo, devido a desigualdade social. Contudo, o profissional da Educação, deve aprofundar-se da realidade social do educando, para entender os conhecimentos linguísticos prévios do aluno, para inseri-lo no mundo das letras.
Na Educação, temos algumas políticas públicas, que deveriam estar preocupadas com a