Trabalho Economia Politica A1
A Economia Política é a atividade econômica, ou seja, a produção e a distribuição dos bens com os quais os homens satisfazem as suas necessidades individuais ou coletivas; essa produção e distribuição constituem o processo econômico.
A expressão “Economia Política”, aparece, pela primeira vez, em 1615, quando Antoine Montchrétien publica a obra Traité de I’Économie Politique (Tratado da Economia Política) e só passa a designar um determinado corpo teórico nos primeiros vinte anos do século XIX. Contudo, isso não significa que a mesma só se constituiu e sistematizou como campo teórico na entrada do século XIX, mas apenas que nesses anos ela passou a ser reconhecida como tal. O seu objeto, segundo Friedrich Engels e enfatizada por Lênin, não é simplesmente a produção, mas as relações sociais que existem entre os homens na produção, a estrutura social da produção e o seu objetivo é estudar as leis sociais que regulam o processo econômico. Concluímos, que o campo da Economia política não tem como objetivo estudar apenas o fator econômico isolado, mas, sim, o conjunto das relações sociais que giram em torno deste e que caracterizam as sociedades. Questão 2 - Leia a afirmativa e explique “ O trabalho é a base da atividade econômica, é o que torna possível a produção de qualquer bem, é ele quem cria os valores que constituem a riqueza social.”
O trabalho implica mais que a relação sociedade/natureza; implica uma interação no marco da própria sociedade, afetando os seus sujeitos e a sua organização. O trabalho, através do qual o sujeito transforma a natureza (e, na medida em que é uma transformação que se realiza materialmente, trata-se de uma transformação prática), transforma também o seu sujeito: foi através do trabalho que, de grupos de primatas, surgiram os primeiros grupos humanos—numa espécie de salto que fez emergir um novo tipo de ser,