Trabalho A1 Teoria Da Contabilidade
ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO E TECNOLOGIA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS – 4º Período
TEORIA DA CONTABILIDADE
Evolução das escolas e doutrinas da Contabilidade
2013121815 – Layza Leira de Lima
Rio de Janeiro, 23 de Setembro de 2014.
Evolução das escolas e doutrinas da contabilidade
Trabalho apresentado como requisito parcial em A1 na disciplina de Teoria da Contabilidade de Ciências Contabeis da UCB, sob a orientação da Prof.(a) José Roque.
.
Rio de Janeiro, 23 de Setembro de 2014.
SUMÁRIO
Aspectos da história da contabilidade no Brasil
Referências Bibliográficas
3
4
A Escola Norte-Americana
5
Referências Bibliográficas
8
A Contabilidade no Brasil
A partir de 1500, com o descobrimento do Brasil, o novo país começaria a escrever uma parte da história da contabilidade. Entretanto, é somente muitos anos depois, a partir de 1770, que surge a primeira regulamentação da profissão contábil em terras brasileiras, quando Dom José, rei de Portugal, expede a carta de lei a todos os domínios lusitanos. Neste documento, dentre outras regulamentações, fica estabelecida a obrigatoriedade de registro da matrícula de todos os guarda-livros na junta comercial.
Em 1870 acontece a primeira regulamentação brasileira da profissão contábil, por meio do decreto imperial nº 4475
No Brasil houve influências tanto da Escola Italiana quanto da Escola Americana, sendo que a primeira foi a que influenciou inicialmente o país, porém foi na Escola Americana que o Brasil se baseou para formação da Lei das Sociedades por Ações, que ocorreu a partir da Resolução nº 220 e da circular nº 179 do BC e para a implantação do ensino acadêmico.
A Escola de Comércio Álvares Penteado, criada em 1902, foi a primeira escola especializada no ensino da contabilidade. Nesta instituição professores de grandes nomes, como Francisco D’Auria, Frederico Herrmann Júnior, Coriolano Martins, abriram precedentes para a pesquisa contábil. Segundo Iudícibus