Plano Ensino 1 Periodo B
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
COMPONENTE CURRÌCULAR: Introdução a Contabilidade
PROFESSOR/A: Marcello Victor Lima de Araújo e Araújo
PERÍODO: 1º B
ANO/SEMESTRE: 2015.1
CH SEMESTRAL: 60 horas
CH PRÁTICA: -
II. EMENTA
Conceitos relacionados à contabilidade. Conceitos básicos de contabilidade, patrimônio: conceitos e classificações. Ativos e Passivos, contas a receber, ativo permanente, passivo e patrimônio líquido. Resultados. Apuração dos resultados. Avaliação de contas. Ativos permanentes, avaliação de saldos: outras contas. Noções preliminares. Estática patrimonial – o balanço. Procedimentos contábeis básicos segundo o método das partidas dobradas. As variações do patrimônio líquido. Operações com mercadorias. Balanço patrimonial e demonstração de resultado – aspectos contábeis legais e societários. Problemas contábeis diversos. Contas retificativas do patrimônio. Tópicos especiais na introdução de procedimentos contábeis, encerramento do exercício, elaboração do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado.
III. OBJETIVO GERAL
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A SER DESENVOLVIDOS;
Conhecer a lógica contábil, apresentando a contabilidade como instrumento fundamental para o planejamento e controle do fluxo de recursos dentro do Patrimônio da empresa.
Identificar a importância da contabilidade e o papel do administrador nas organizações modernas, com base nas informações contábeis para tomada de decisões.
Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais;
Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
IV. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Competências/habilidades
Conteúdo
Estratégias de ensino
Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade