Termografia mecanica
Aplicação mecânica
Tecnologia da Manutenção Industrial
Disciplina: Planejamento e controle de manutenção (PCM)
Professor: Freitas
Aluno: Daniel Americo
Conceito
A inspeção termográfica é uma técnica não destrutiva que utiliza os raios infravermelhos para medir temperaturas ou observar padrões diferenciais de distribuição de temperatura, com o objetivo de fornecer informações relativas à condição operacional de um componente, equipamento ou processo. Esse tipo de inspeção auxilia na detecção de falhas em período inicial possibilitando planejamento de manutenção preventiva evitando assim queimas ou perdas de peça do equipamento. Divide-se em dois metodos de aplicação:
Termografia qualitativa:
Quando o que interessa é o perfil e não os valores térmicos apresentados. Essa é a característica que classifica a termografia infravermelha como uma técnica que fornece laudos instantâneos.
Termografia quantitativa:
É por meio deste método que se define o nível de gravidade de uma anomalia.
Vale salientar que esse método é sempre o segundo a ser aplicado, pois
Incondicionalmente, a primeira análise sempre tem de ser a qualitativa. Caso contrário, é bem provável que o termografista (inspetor) não esteja fazendo nada além de análise comparativa.
Aplicação na mecânica
O valor agregado na aplicação da termografia em inspeções de equipamentos mecanicos está basicamente na indicação instantânea, clara e exata da área com problemas. Todo processo produtivo é sustentado por sistemas mecânicos, o desgaste, problemas de lubrificação, atrito, vibração ou desalinhamento dos componentes desses sistemas provocam funcionamento ineficiente, o que aumenta a sua temperatura, projetando esse aumento em todo o sistema, até o seu colapso.
Em um programa de manutenção preditiva, os sistemas mecânicos monitorados através da inspeção termográfica incluem:
Mancais de rolamento ou de deslizamento, engrenamentos, alinhamento de máquinas, condição de lubrificação, sistemas hidráulicos