Termografia
Lélis C. Louvain* Lucas G. Cabral** Klerio R. Gomes***
Resumo A manutenção preditiva é o acompanhamento periódico dos equipamentos, baseado na análise de dados coletados através de monitoração ou inspeções em campo, sendo uma das formas de análise a inspeção termográfica (termografia). Esse tipo de inspeção auxilia na detecção de falhas em período inicial, proporcionando, assim, a possibilidade de planejar, de melhor forma, um período para a prevenção de defeitos (manutenção preventiva). Por ser uma técnica que envolve tecnologia, seu custo se torna alto, porém a relação custo-benefício é satisfatória devido a rapidez com que se realiza o procedimento, a segurança e, principalmente, por não parar a produção. Essa técnica visa à detecção do defeito em seu estado inicial para que possam ser tomadas as respectivas providências. Sendo assim, a vida útil do equipamento é prolongada, visto que, sendo tomadas as providências necessárias, poderão ser evitadas queimas ou perdas de peça do equipamento. Palavras-chave: Manutenção preditiva. Termografia.
Figura 1 – Inspeção termográfica de componentes de uma transmissão
Introdução
A inspeção termográfica é uma técnica não destrutiva que utiliza os raios infravermelhos, para medir temperaturas ou observar padrões diferenciais de distribuição de temperatura, com o objetivo de propiciar informações relativas à condição operacional de um componente, equipamento ou processo. Em qualquer dos sistemas de manutenção considerados, a termografia se apresenta como uma técnica de inspeção extremamente útil, uma vez que permite: realizar medições sem contato físico com a instalação (segurança); verificar equipamentos em pleno funcionamento (sem interferência na produção); e inspecionar grandes superfícies em pouco tempo (alto rendimento).
O Infravermelho
O infravermelho é uma frequência eletromagnética naturalmente emitida por qualquer corpo, com intensidade proporcional à sua