TRabalho 1
Universidade do Vale do Rio dos
Informação UNISINOS
TATO
Uns animais
Curiosidades sobre o tato
Alguns animais, como os ratos selvagens, usam o pelo para a autodefesa: eles percebem as vibrações do solo quando um inimigo se aproxima.
A pele é o maior órgão do corpo humano podendo chegar a 2m2 e pesar até 4 Kg em um adulto. Existem alguns animais que usam o sentido tátil de temperatura para conseguir alimentos. É o caso das serpentes.
Os peixes que nadam nas profundezas do mar, onde a luz solar não penetra, usam o tato para perceber a pressão e o movimento das águas.
Durante uma intervenção cirúrgica, tratamento dentário, entre outros, é utilizada a anestesia. Ela impede que os impulsos nervosos gerados pelos receptores da dor sejam transmitidos pelos nervos até o cérebro. O alfabeto Braile, que permite que deficientes visuais leiam por meio do tato, foi criado considerando a capacidade existente na polpa dos dedos de perceber, de uma só vez, cerca de seis impressões táteis.
O órgão responsável pelo tato é a pele. Nela existem diversos tipos de receptores de estímulos táteis (corpúsculos e terminações nervosas), que recebem e transmitem ao cérebro a sensação do toque.
Os estímulos táteis podem ser: contato físico, pressão, frio, calor e dor. As partes do corpo mais sensíveis aos estímulos são: as mãos, os dedos dos pés, o rosto, lábios, língua e região genital. Existe a mão eletrônica, uma máquina supersensível, que conta com diversos tipos de sensores para simular os receptores da pele.
Síndrome de Riley –Day: é uma doença hereditária rara que afeta o sistema nervoso autônomo, prejudicando o funcionamento dos neurônios sensoriais. Essa síndrome causa insensibilidade nos indivíduos, que não sentem dor, pressão, nem temperatura de estímulos externos. Universidade do Vale do Rio dos Sinos
UNISINOS
Órgãos