Trabalhadores uni-vos
Como Trabalhar os Dois Conceitos em Sala de Aula
2 SEXUALIDADE DESDE OS ORGÃO GENITAIS
A adolescência é um período de muitas transformações tanto para o menino quanto para a menina para tanto fala-se sobre os dois sistema genitais masculino e feminino.
Primeiramente falaremos sobre o Sistema Genital masculino.
Os órgãos do sistema genital masculino são: os testículos (gônadas masculinas); um sistema de ductos (epidídimo, ducto deferente, ductos ejaculatórios e uretra); as glândulas sexuais acessórias (glândulas ou vesículas seminais, próstata e glândula bulbouretral); e diversas estruturas de suporte, incluindo o escroto e o pênis[...]. Os testículos produzem os espermatozoides e secretam hormônios. Os espermatozoides são transportados e armazenados, auxiliados a maturar e conduzidos ao exterior por um sistema de ductos. O sêmen contém os espermatozoides, além das secreções fornecidas pelos testículos e pelas glândulas sexuais acessórias. (TORTORA; GRABOWSKI, 2006, p.565)
O sistema genital masculino é bem complexo com alguns órgãos externos e outros internos, para falar especificamente de cada um vamos começar a falar sobre os testículos.
“Os testículos são um par de glândulas ovais que se desenvolvem na parede abdominal posterior do embrião geralmente iniciam sua descida ao escroto durante o sétimo mês de desenvolvimento fetal”. (TORTORA; GRABOWSKI, 2006, p.566)
Para falar de escroto vamos ver a definição dele: “O escroto é uma bolsa que suporta os testículos; consiste em pele frouxa, fáscia superficial e musculatura lisa [...]. Internamente, ele está dividido, por um septo, em dois sacos, cada um contendo um único testículo”. (TORTORA; GRABOWSK, 2006, p.565)
Ele deve ficar para fora do corpo do homem, pois a temperatura ideal para a produção e sobrevivência dos espermatozoides é menor do que a temperatura do corpo humano.
O sistema de ductos composto por Epidídimo, Ducto deferente, Ductos Ejaculatórios e Uretra