tai chi
THAISE CAROLINE GALVAN
Técnicas Corporais II: Tai Chi Chuan e Chi Kung
Palhoça
2012
Tai Chi Chuan
O Tai Chi Chuan ou Tai Ji Quan é uma arte marcial taoísta, formado por sequencias de movimentos lentos, suaves, contínuos, encadeados e circulares, associados a uma respiração profunda, suave e ritmada, que propiciam um relaxamento e serenidade interior ao praticante. Harmoniza e equilibra o corpo físico, mental e emocional do homem, sendo um eficaz preventivo contra doenças da vida moderna.
Originou-se na China Antiga e foi criado como uma técnica de autodefesa, pelos monges taoístas do século XII, tem como objetivo fundamental, harmonizar o homem com a natureza, sendo uma arte de meditação que propicia benefícios para saúde e longevidade do corpo, da mente e proporciona clareza de espirito.
Existem muitos estilos, mas existem 5 estilos principais de Tai Chi Chuan que sendo ligados uns com os outros: Chen, Yang, Wu/Hao, Wu e Sun. Todos os estilos são conectados, os movimentos externos são um pouco diferentes, mas as energias internas são as mesmas.
Estilo Chen – os movimentos são rápidos e lentos, combinados juntos com pulos e movimentos bruscos. Forma velha e punho longo foram criados pela 17° geração.
Estilo Yang - Yang Luchan aprendeu a forma velha da família Chen. Os movimentos Yang são lentos, contínuos, suaves, grandes e abertos. Yang Luchan aprendeu com um membro da 14° geração da família Chen.
Estilo Wu/Hao – O primeiro estilo Wu veio dos estilos Yang e Chen e é lento, plano, pequeno e as posturas são altas. Wu Yuxiang aprendeu com Yang Banhou, 2° geração da família Yang, e então aprendeu com Chen Qingping, 14° geração da família Chen. Wu/Hao é a menor forma.
Estilo Wu – O estilo Wu veio de Wu Quanyu e Wu Jian Quan que aprenderam de
Yang Banhou. Eles inclinavam o corpo deles para o lado, mas