Diversos
Constituída de sedimentos, que são as inúmeras partículas de rocha, lama, matéria orgânica, podendo até mesmo possuir em sua composição restos corpóreos de vegetais e animais. Quando toda esta matéria é transportada e acumulada em um determinado local, sofrendo ação da temperatura (frio ou calor), ocorre o fenômeno da diagênese ou litificação, ou seja, a transformação de sedimento em rocha. Os locais mais comuns para a ocorrência do processo são os lagos, baías, lagunas, estuários, deltas e fundo de oceanos.
- Deformação frágil causa a mudança permanente no material sólido, a partir do desenvolvimento de fraturas (fraturamento) ou através do deslizamento ao longo delas. O esforço deve excder um valor crítico de resistência da rocha.
- Falhas exibem um movimento apreciável (rejeito), entre os blocos, induzido por cisalhamento paralelo ao plano da fratura.
Fratura: Descontinuidade ou zona estreita, planar ou curviplanar, ao longo da qual houve redução ou perda de coesão.
Importância das Fraturas
Fraturas são economicamente impotantes, primeiro porque elas aumentam de forma significativa a permeabliidade das rochas para fluidos. Os poços se água ou petróleo que intersectam fraturas produzem mais.
O fluxo de fluidos hidrotermais também concentra recursos minerais em fraturas (veios).
- Veios são fraturas de extensão preenchidas por minerais precipitados (no espaço entre as paredes das fraturas(, durante e depois do fraturamento, em geral a a partir dos fluidos circulares quentes (hidrotermais), em geral quartzo e calcita. - O teto sobe em relação ao muro (devido a esforço de compressão).
Elementos da falha
A - Plano de falha → Superfície decorrente do falhamento.
B - Linha de falha → Linha de contato entre o plano de falha e a superfície do bloco que desceu.
C - Lapa ou muro → Bloco situado abaixo do plano de falha.
D - Capa ou teto → Bloco situado acima do plano de falha.
E - Rejeito → Medida do deslocamento de um bloco ou dos