tai chi chuan
Os movimentos no Tai Chi Chuan são circulares. Quando combinados com um ritmo respiratório, levam a umalongamento do corpo e conseqüente relaxamento do mesmo. Os movimentos são contínuos e delicados.
O Tai Chi Chuan tem, em seus princípios, traços da filosofia Taoísta e da Alquimia Chinesa. Foi “fundado” pela Família Yang, mais precisamente por Yang Lu Chang, um chinês que viveu entre 1789 e 1872. Mas o grande responsável que difundiu o Tai Chi Chuan da Família Yang por toda a China, foi o Mestre Yang Cheng Fu, que viveu entre 1883 e 1936. O estilo Yang tem 103 posturas diferentes.
Tendo como base a filosofia Taoísta, o Tai Chi Chuan busca o equilíbrio entre o Yin e o Yang, o que gera a energia "KI", que é a energia vital de todo ser vivo. Yin e Yang são os extremos opostos de energia. Num exemplo um tanto grosseiro, claridade e escuridão seriam os extremos Yang e Yin da energia luminosa. São indissociáveis e ao mesmo tempo contrários. O ideal seria encontrar o equilíbrio entre eles.
O Tai Chi Chuan faz com que o praticante tenha maior consciência de seu corpo e do equilíbrio. Tem efeito sobre o corpo e a mente, aumentando o relaxamento e combatendo o estresse.
Os benefícios que traz a saúde também são inúmeros: torna as articulações mais flexíveis, rejuvenesce a pele, favorece a circulação sanguínea, e o coração.
Como tem ação sobre o sistema nervoso central, é benéfico inclusive para os sistemas: digestivo, eliminatórios, respiratórios e imunológicos. Por esses motivos é sinônimo de longevidade em alguns países.
Por envolver a arte marcial, a saúde e a meditação, o Tai Chi Chuan é, atualmente, praticado pelo mundo todo, sobretudo no ocidente, e é inclusive aplicado na