trabalhador invisivel
Os trabalhadores invisíveis são aqueles que na maioria das vezes são ignorados quando realizam suas funções. Funções essas de fundamental importância para a sociedade, tais como garis, faxineiras, garçons, pedreiros, jardineiros. Há ainda os artistas de rua, homens placas, panfleteiros, homens estátua que também fazem parte desse universo. Observando o campus da USP Leste, o grupo identificou que, como na sociedade, dentro campus também há um grupo de trabalhadores, essenciais para a limpeza, conservação e funcionamento, que não são reconhecidos pelo seu trabalho. São faxineiros, jardineiros e outros funcionários da limpeza, que praticamente são ignorados pelos alunos, professores e até mesmo outros profissionais. São trabalhadores comuns, invisíveis aos olhos da maioria que observa e vivencia o cotidiano da universidade.
Invisibilidade social se refere a seres socialmente invisíveis, seja pela indiferença, seja pelo preconceito quanto a sexo, raça, condição social ou credo. Um exemplo típicodessa invisibilidade ocorre quando um mendigo é ignorado de tal forma que passa a ser apenas mais um objeto na paisagem urbana. No mercado de trabalho, isso também ocorre e os reflexos são os mesmos.Alguns cargos são, por vezes, tão desprezados, que se tornam invisíveis aos que se consideram membros de classes hierárquicas mais elevadas. Alguns colaboradores internos, mesmo pertencendo aoquadro geral de empregados, não são vistos e tampouco participam das relações interpessoais que, costumeiramente, há nas organizações, inicia-se na cultura da empresa
Se um empresário, ao entrar em seuprédio, não cumprimenta o segurança, nem sequer faz qualquer menção ao ascensorista, ele está, de forma silenciosa, instigando o restante dos colaboradores da empresa a se comportarem assim também.São pessoas que rebaixarão sua autoestima a ponto de perderem toda e qualquer motivação para o trabalho.
Trabalhador invisível é todo aquele que desaparece perante