Sociologia
FACULDADE DE TECNOLOGIA – FT
CURSO ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO
Disciplina: Sociologia do Trabalho
Profissão “Invisível”
Aluna: Laura Michaella Batista Ribeiro – Mat: 21457525
Manaus 2015
Introdução
O presente trabalho visa esclarecer quem são os trabalhadores invisíveis e apresentar a percepção destes, em relação a sua função, perante a sociedade.
O grupo social investigado para compor a análise do trabalho foram os profissionais conhecidos como “operários das alturas”, portanto primeiramente faz-se uma análise generalizada dos trabalhadores invisíveis e o porquê da ocorrência dessa invisibilidade e posteriormente será estudada, a profissão dos operários das alturas, onde serão apresentadas entrevistas com profissionais da área.
Por fim, para análise quantitativa serão mostrados alguns dados referentes a pesquisas aplicadas para verificação dessa profissão, em atenção ao número de pessoas que morrem no exercício desta.
Profissionais invisíveis
Os “profissionais invisíveis”, são pessoas que desempenham tarefas imprescindíveis à sociedade moderna, mas assumem um caráter de invisibilidade pública e social [5]. Muitos são os sujeitos que fazem parte desse contexto: coveiros, garis, catadores de materiais recicláveis, carroceiros, lixeiros, operários das alturas, intérpretes, entre outros. Tais profissionais são considerados invisíveis, por muitas vezes não serem reconhecidos como trabalhadores pela sociedade e discriminados pela sua posição social. Para Leonardo Mello e Silva, sociólogo da Universidade de São Paulo (USP) e membro do Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania, tal fenômeno possui diversas causas e varia de acordo com os diferentes contextos em que estão inseridos. “No Brasil, os trabalhos de baixa qualificação são mal vistos, principalmente o trabalho manual, e a invisibilidade atinge de forma mais intensa esse tipo ocupação”[3].
De acordo com o DIEESE – Departamento Intersindical de