Psicologia social
Pólo Limeira
Serviço Social
Psicologia Social
* Márcia Regina Bezerra RA: 4735916990 * Syntia Maria Da Silva RA: 3824682359 * Eliane Barros de Amorim RA: 4300064065 * Ana Cristina L. Mascella RA: 3812650642
Tutor á Distância: Luciana F. Nakamura Zacarin
Tutor Presencial: Ana Maria Claro
Limeira 03/04/2013
I Relatório- Conceito de humilhação e Invisibilidade Social
A humilhação Social é produto da historia da desigualdade de classes. Numa sociedade capitalista, a desigualdade Social é conseqüência dos interesses econômicos, onde tudo gira em torno do dinheiro. Isso corrompe relações humanas tais como amor, caráter e respeito.
A humilhação não parte apenas dos “mais favorecidos”, vemos também em situações cotidianas de pessoas que se envergonham quando entram em um restaurante mais requintado, pois julgam suas próprias vestimentas e educação se sentem rebaixado ao ambiente, ou seja, as próprias pessoas já fixaram esta mentalidade de inferiorização e se deparam constantemente em situações de humilhação, pois já se julgam inferiores. A invisibilidade social é um conceito aplicado a seres socialmente invisíveis, seja pela indiferença ou pelo preconceito.
A humilhação social caminha com a desigualdade social, que parece ter o poder de controle, como se cada ser nascesse predisposto a um “cargo” na sociedade, como se o sujeito estivesse condenado a agir de acordo com o que a comunidade determina. Essa é uma forma de dominação inconsciente, como afirma Gonçalves Filho: A humilhação age destrutivamente pelos dois extremos do psiquismo, comparece pelo lado dos enigmas que nos vem ferir, que infestam a subjetividade e nela se inscrevem como fonte de processos inconscientes, processos primários, pulsão, angustia [...] (Gonçalves Filho, 1998, p.44).
Há vários fatores que podem contribuir para que essa invisibilidade e humilhação social ocorram tais como: sociais, culturais, econômicos e estéticos, um dos principais