Medição por arames e micrometro
MEDIÇAO POR ARAMES:
O princípio deste método está esquematizado na figura 1. Num lado da rosca coloca-se, entre dois filetes, um arame e no lado oposto da rosca, dois arames semelhantes.
Figura 1 – método dos arames
Os "arames" usados tem a forma de cilindros curtos com geometria de alta qualidade e com diâmetros iguais e conhecidos.
Os três arames acomodam-se nos respectivos filetes tocando os flancos. O diâmetro dos arames deve ser escolhido em função dos parâmetros da rosca a fim de que toquem os flancos perto da linha média do flanco, e ao mesmo tempo, sobressaiam aos filetes.
MEDIÇAO POR MICROMETROS(prisma-cone)
Os métodos está esquematizado na figura 2.a. Os respectivos apalpadores podem ser adaptados nas pontas de vários instrumentos de medição, sendo um dos mais usados o micrômetro ( figura 2.b e 2.c ).
Figura 2 – método do prisma-cone, utilizando micrometro – mediçao de roscas
O prisma deve ser inserido na ponta sem folga, porém, facilmente girável, já que no momento da medição deve se acomodar sobre o flanco de acordo com o passo da rosca.
O método é bastante comum em oficinas, já que oferece rapidamente os resultados, sem cálculos adicionais e de fácil aprendizagem .
Porém, este método não deve ser empregado para um controle rigoroso do diâmetro de flancos de calibradores de rosca, já que a incerteza de medição de processo é elevada, isto é, não adequada para calibração destes padrões.
O maior problema reside na necessidade de se ter a coincidência perfeita entre os perfis da rosca com o cone e o prisma. Qualquer erro angular em qualquer das peças envolvidas, provocará erros de medição, como mostra nitidamente, em forma exagerada, a figura