Atpss
PÓLO DE PINDAMONHANGABA/SP
SERVIÇO SOCIAL – 3º SEMESTRE
ATPS DE PSICOLOGIA SOCIAL CONTEMPORÂNEA
PROFESSOR TUTOR PRESIDENCIAL: Ana Lucia Panazzo
PROFESSOR – TUTOR A DISTANCIA :Helen Rose
GRUPO:
Mariângela de Souza Vieira Campos RA: 1956416930
Adriana Castellar Mota Peixoto RA: 2306299531
Juliana Moreira Ozório RA: 2369470296
Simone Maria Rocha Apolinário Duarte RA: 2348459360
INTRODUÇÃO
Existem muitas profissões que fazem parte do cotidiano da nossa sociedade e que são indispensáveis à nossa sobrevivência, principalmente nas grandes metrópoles, mas que tornam aqueles indivíduos que as desempenham pessoas praticamente invisíveis, pois estas pessoas passam sem serem percebidas pelas outras, que utilizam-se de seus serviços mas não as veem.
Isso acontece pelo fato de serem profissões mais simples que não exigem dos envolvidos maior preparo profissional ou intelectual, e por não serem profissões tão valorizadas em nossa sociedade atual.
É o que abordaremos no decorrer desse estudo.
DESENVOLVIMENTO
Diante das leituras do texto refletimos em grupo,e pudemos concluir que:
• DESIGUALDADE SOCIAL
Segundo Souza (2000), a desigualdade social é real em nosso meio,, mas em alguns casos esta desigualdade provoca a invisibilidade do trabalhador, como nos diz o autor.
Segundo Souza (2006), ele não acredita que a pura descrição da realidade das pessoas socialmente humilhadas possa definir o que é desigualdade e sua origem social.Para o autor é preciso articular a história de vida desses sujeitos invisíveis com teorias sólidas,buscar explicações macro sociológicas, para compreender a constituição social dos brasileiros.
Vamos entender isso historicamente falando, pois a desigualdade social não representa um problema”novo” do século XXI, ela vem