Trabal
CURSO: Gestão
de Tecnologia da Informação de Software
UNIDADE DE ESTUDO: Arquitetura SEMESTRE/ANO: 4° Período PROFESSOR: Antonio E-mail: afelippe@ucb.br
– 1° /2011
de Jesus Felippe de Oliveira
1. CONTEXTUALIZAÇÃO
Um ponto crítico no projeto e na construção de softwares é a arquitetura que escolheremos para assentá-lo. De modo simplificado, arquitetura é a estrutura do sistema, os elementos ou componentes de software e as interações necessárias para que tudo funcione bem. Por décadas pensou-se que apenas o levantamento de requisitos, a linguagem de programação e as estruturas de dados seriam suficientes para produzir um bom sistema (BASS, CLEMENTS, KAZMAN, 2003). Nem se pensava em projeto arquitetural: adaptavam-se soluções de projetos já existentes, sendo estas apropriadas ou não. Uma correta arquitetura traz muitos benefícios, mas a arquitetura ruim provoca desastres (HOFMEISTER; NORD; SONI, 1999).
2. METODOLOGIA DE TRABALHO
O trabalho é constituído em três etapas: 1ª) Definição de uma linha de pesquisa. 2°) Levantamento do problema – estágio atual. 3°) Proposta de solução/melhoria.
3. AS LINHAS DE PESQUISA
Na preparação do trabalho o aluno deverá, obrigatoriamente, escolher uma das três linhas de pesquisa a seguir: 1 – Maturidade da Arquitetura de Software. 2 – Reutilizações de componentes arquiteturais. 3 – Problemas relacionados à arquitetura de software e como solucioná-los.
www.catolicavirtual.br
QS 07 Lote 01 EPCT Bloco M, Sala 116, Águas Claras. Taguatinga. CEP: 71966-700 - Brasília/DF - Brasil. Telefone: 55 (61) 3356 9318 / Fax: 55 (61) 3356 9254.
4. ELABORAÇÃO DO TRABALHO
Após a definição da linha de pesquisa, o aluno deverá iniciar o levantamento do problema – estágio atual e propor a solução/melhoria. No trabalho deverão constar os seguintes itens, com a respectiva nota de avaliação: Introdução Objetivos Justificativa Referencial Teórico Levantamento do problema (1 ponto) (1 ponto) (1