Trabal
Motivação
Junho 2010
Motivação: Teoria das necessidades de Abraham Harold Maslow (1908 - 1970)
Necessidades de segurança
Necessidades sociais
Necessidades de auto-estima
Necessidades de auto-realização
Necessidades fisiológicas
Para ativar uma necessidade de ordem elevada, as necessidades mais baixas não precisam estar totalmente satisfeitas. Quando as necessidades maiores estão satisfeitas, são as menores que motivam o comportamento. Motivação é definida como a inclinação pra a ação que nasce de um motivo. Um motivo é definido como uma necessidade que atua sobre o intelecto causando assim um movimento para a ação. Satisfação é o atendimento de uma necessidade, ou seja, sua eliminação. Por isso a necessidade só é um motivador quando a pessoa esta privada da satisfação daquela necessidade, caso contrario, a necessidade não tem importância. Assim temos que ter em vista que não se pode motivar ninguém, podemos apenas satisfazer as necessidades das pessoas. A necessidade é um estímulo disparado não de fora, mas de dentro do organismo, seguindo este conceito as necessidades são motivadores.
Maslow apresentou uma teoria da motivação, segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e de influência, numa pirâmide, em cuja base estão as necessidades mais baixas (necessidades fisiológicas) e no topo, as necessidades mais elevadas (as necessidades de auto realização).
Necessidades de auto-realização: são as necessidades humanas mais elevadas e que estão no topo da hierarquia. São as que permitem a cada pessoa identificar o seu próprio potencial e autodesenvolver-se continuamente. Essa tendência geralmente se expressa através do impulso de a pessoa tomar-se sempre mais do que é e de vir a ser tudo o que pode ser.
Necessidades de auto-estima: são as necessidades relacionadas com a maneira pela qual o indivíduo se vê e se avalia. Envolvem a