Trab De Filo
LEONARDO MACHADO FRITSCH
RICARDO RAMOS BARREIRA
Trabalho De filosofia
OBJEÇÕES AO ARGUMENTO COSMOLÓGICO – SANTO TOMÁS DE AQUINO
NOVO HAMBURGO, AGOSTO DE 2015.
Neste trabalho iremos falar sobre as objeções ao argumento cosmológico de Santo Tomás de Aquino. Ele apresenta e explica cinco teses sobre a existência de deus de acordo com a cosmologia, que são:
Movimento
Causalidade
Possibilidade e necessidade
Graus de perfeição
Finalidade
Nesse início declaramos a primeira objeção, que será uma contraprova do movimento: Tudo precisa de uma causa externa para se mover então deus também, porque ele seria uma exceção à regra? Então fazemos uma pergunta norteadora: QUEM OU O QUE MOVE DEUS???
Se for necessária uma primeira causa ou um primeiro motor, porque este não poderia ser a lei da gravidade ou da ação e reação??
Contraprova à causalidade:
Nesta objeção iremos fazer uma pergunta em que o problema e a resposta são muito semelhantes: cada efeito tem sua respectiva causa, vamos dar um exemplo, um jogador de futebol chuta a bola em direção ao gol, em que o jogador chutando seria a causa e a bola entrando no gol seria o efeito, resumindo se tudo tem uma causa, e deus sendo um dos maiores efeitos, qual seria sua causa primordial?
Se pode ter uma primeira causa ou primeiro motor, ela não precisa ser determinada como sendo deus, ela pode ser simplesmente uma lei da natureza como a eletricidade, por exemplo.
Contraprova à possibilidade e necessidade:
(Se existia deus antes de tudo, então não existia o nada. Uma vez que o nada é a ausência de toda e qualquer coisa e uma vez que deus é alguma coisa, com a presença de deus não há a presença do nada. O nada mesmo seria então antes de deus, daí volta a questão, o que criou deus se antes dele, e não antes de tudo que veio depois dele, existia apenas o nada?)
Contraprova ao argumento de graus de perfeição: