TRAB DE FILO
1. Explique a caracterização do século XX como uma “era de incertezas”.
O século XIX foi um período marcado por grandes convicções, convicções qye com o mundo estava mudando. Avanços tecnológicos, construção do socialismo... Poucas convicções sobreviveram no século XX. Surgiram duvidas sobre a hegemonia da razão nos assuntos humanos(a sua predominância no todo).
2. VOCE
3. Por que a fenomenologia de Husserl pode ser considerada uma “reabilitação ontológica do sensível”, conforme afirmou o filosofo existencialista francês Merleau-Ponty?
Sua consciência será sempre a consciência de alguma coisa. A fenomenologia é a investigação das experiências conscientes. Para Merleau-Ponty, Husserl voltou as “origens”, para a filosofia a volta às próprias coisas.
4. VOCE
5. Relacione as três concepções características do existencialismo apresentadas neste capitulo com aspectos do pensamento de Sartre.
A liberdade, ela que move o ser humano, que gera incerteza, que leva a produção de sentidos, que impulsiona a ultrapassagem de certos sentidos.
6. VOCE
7. Interprete este comentário de Russel sobre Wittgenstein: “O Wittgenstein tardio {...} parece ter-se cansado do pensamento serio e inventado uma doutrina que faria tal atividade desnecessária. Eu não acredito por um momento que a doutrina que tem estas consequências preguiçosas seja verdadeira”.
Russel não “acreditava”/concordava que a linguagem fosse o todo, o conceito de realidade. Russel não concordava que o termo linguístico não poderia mais ser explicado por meio da analise logica.
8. VOCE
9. Em que difere o pensamento de Benjamin do de Adorno e Horkheimer?
Benjamim possuía uma postura mais otimista, como por exemplo a arte que ele acredita que a partir das técnicas ela se torne acessível a todos. Para Adorno e Horkheimer a cultura nos meios de comunicação não permitia que as classes operarias assumissem uma posição critica em relação a sociedade, porem Benjamim acredita que a arte pode servir como um