Trab Filo 1
Estudante: Vitor Tomáz.
Ano: 3º Turma: 3002
Professora: Bárbara Groth.
Disciplina: Filosofia.
A Física da Era Moderna
Teresópolis, 27 de fevereiro de 2015.
Introdução
Nesse trabalho o tema “A Física da Era Moderna” será abordado sobre três pontos de vista distintos, são eles:
Nicolau Copérnico – com a teoria do Heliocentrismo;
Galileu Galilei – com o método matemático experimental;
Isaac Newton – com suas principais ideias sobre a física experimental.
Nicolau Copérnico Nicolau Copérnico (Toruń, 19 de Fevereiro de 1473 —Frauenburgo, 24 de Maio de 1543) foi um astrónomo e matemático polaco que desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar.
A teoria do modelo heliocêntrico, a maior teoria de Copérnico, foi publicada no seu livro, De revolutionibus orbium coelestium (“Da revolução de esferas celestes”), durante o ano de sua morte, 1543. Apesar disso, esta teoria foi desenvolvida algumas décadas antes.
Os filósofos do século XV aceitavam o geocentrismo tal e qual como tinha sido estruturado por Aristóteles e Ptolomeu. Esse sistema cosmológico afirmava corretamente que a Terra era esférica, mas também afirmava erradamente que a Terra estaria parada no centro do Universo enquanto os corpos celestes orbitavam em círculos concêntricos ao seu redor. Essa visão geocêntrica tradicional foi abalada por Copérnico em 1537, quando este começou a divulgar um modelo cosmológico em que os corpos celestes giravam ao redor do Sol, e não da Terra. Essa era uma teoria de tal forma revolucionária que Copérnico escreveu no seu livro: “quando dediquei algum tempo à ideia, o meu receio de ser desprezado pela sua novidade e o aparente contrassenso quase me fez largar a obra feita”.
Naquele tempo a Igreja Católica aceitava essencialmente o geocentrismo aristotélico, (embora a esfericidade da Terra estivesse em aparente contradição com interpretações literais de algumas passagens bíblicas). Ao contrário do