Toyota
O objetivo deste trabalho é desenvolver um Plano de Comunicação Empresarial para a TOYOTA que possa garantir a preservação de sua imagem através de uma gestão de comunicação eficiente frente à crise que a organização enfrenta atualmente gerada principalmente pelo problema no recall de cerca de nove milhões de unidades.
A situação foi agravada pela demora da empresa em admitir que existia uma irregularidade em seus produtos, e em informar aos seus consumidores o problema de falha nos freios e aceleradores, resultando num abalo na reputação e imagem da Empresa, exigindo de forma rápida e precisa o inicio de uma boa gestão de comunicação para tentar recuperar a sua posição dentro do mercado atual e desfazendo toda essa insegurança que se instalou em todos os seus clientes referente aos seus produtos.
1 – INTRODUÇÃO
As crises são inevitáveis. Talvez essa seja a única certeza da atualidade. Reconhecer a fragilidade da organização perante o atual contexto social é o primeiro passo que se pode dar em direção a diminuição dos impactos negativos gerados pela crise. Permanecer forte e competitivo no mercado tornou-se um grande desafio para os executivos, pois, além de cumprirem com as exigências do mercado na questão qualidade e preço, precisam se preocupar com suas ações e processos, e também, com a opinião pública.
Nunca foi tão desafiador manter a reputação de uma empresa e o contrário também é verdadeiro, pois está cada vez comum ver a imagem de uma grande organização destruída em poucas horas.
Nada é perdoado, e qualquer falha ecológica, ética, social ou econômica poderá cair nas garras da mídia e comprometer a imagem de um império que demorou décadas para se consolidar.
Muitas empresas enfrentam crises, mas nestes momentos, as habilidades e as técnicas requeridas tanto no tratamento da imagem, quanto no relacionamento com os públicos envolvidos são os fatores principais para a recuperação da sua imagem.
A administração da imagem é fator de