Toyota
1. INTRODUÇÃO
O Toyotismo é um sistema de política trabalhista e de relações industriais, que teve origem no Japão na década de 60. As principais características deste modelo são o just in time, a produção flexível, o rigoroso controle de qualidade e as novas relações trabalhistas, sendo que, quatro sub-características são utilizadas neste evento. O Just In Time é um sistema que coordena de maneira exata o tempo e a qualidade da produção, eliminando os estoques e controlando minuciosamente a qualidade e a produção flexível, buscando sempre evitar o desperdício de matérias-primas e de tempo.
A produtividade dos trabalhadores e a qualidade do trabalho davam origem à competitividade japonesa e essa produtividade e qualidade, estavam baseados no sistema de cooperação entre trabalhadores e relações industriais.
Tal sistema se tornou viável através dos ganhos significativos dos trabalhadores e comprometimento da empresa em relação à estabilidade do emprego.
2. OBJETIVO
Mostrar o modo de funcionamento do sistema japonês de produção, O Toyotismo, bem como a designação de processos produtivos flexíveis, no tempo certo, na hora certa e na quantidade certa, dentro da fábrica.
3. JUSTIFICATIVA
A Toyota Motor Company, foi a que mais se adaptou perfeitamente no oriente, otimizando espaços, reduzindo custos e se destacando globalmente por criar e aplicar o método toyotista de produção, fazendo com que se adaptassem as condições limitadas que o país oferecia.
4. DESENVOLVIMENTO
4.1. ORIGEM DO TOYOTISMO E SEUS CRIADORES
A história da Toyota começa em finais do século 19, no momento em que Sakichi Toyoda (o primeiro da família Toyoda) inventou a primeira máquina de fiar elétrica no Japão, substituindo as máquinas de fiar manuais, que gastavam muito tempo de trabalho e não economizavam em matéria prima. Com isso ele acabou revolucionando a indústria têxtil do país. Em Janeiro de 1918, Sakichi fundou a Toyoda Spinning and Weaving Company e, com a ajuda do