Calculo de retorno de projetos
ROI até a data e meta
Para começar, todos os tipos de ROI se baseiam no mesmo conceito principal: o retorno sobre investimento, em geral, é a razão entre a mudança de valor e o custo do investimento. Nessa fórmula, V0 é algum valor inicial, V1 é o valor em alguma data posterior e Eu é o dinheiro gasto nesse meio tempo:
É a aplicação desta equação, que varia com o tipo de ativo.
O exemplo mais simples de ROI está no raciocínio sobre alguns ativos de capital, como uma cota de ações que é comprada por um preço e vendida por outro. Existem dois valores de fácil compreensão usados no cálculo: o preço de compra (pp) e preço de venda (sp); os dois valores são estabelecidos pelo mercado. Nesse caso, o ROI é a relação entre a variação do preço sobre o custo de compra da ação. Nesse caso:
Mesmo nesse caso, poderia haver variações. Supondo que um investidor, sendo um profissional, tenha várias questões principais:
Até a data
Fiz um bom investimento (Qual seria o ROI se eu fosse vender hoje?) Meta
Devo investir no ativo? (Qual seria o ROI se eu comprasse alguns desses ativos hoje?) A primeira pergunta é retrospectiva, pois ela aborda se o investidor tomou boas decisões. A resposta pode levar a uma mudança na estratégia de investimento. A segunda questão é parte da implementação da estratégia de investimento. Fica claro que as respostas às duas perguntas requerem cálculos diferentes de ROI:
Data de destino
Aqui, a função V1 é o valor de hoje (as rendas que adviriam da venda de todo o capital no preço atual), além de quaisquer benefícios que o investidor tenha recebido até a data, como dividendos, o V0 e Eu são as somas de todos os custos de todos os investimentos no ativo. Meta
Aqui, a função V1 é a renda estimada da venda do ativo em uma data futura determinada, o Vo é o custo inicial do ativo e Eu é a soma do que você espera gastar com o investimento, os custos iniciais e os pagamentos