descritivo a profissao
TEORIA DO INVESTIMENTO DE CAPITAL
A teoria do investimento de capital tem por finalidade apresentar os principais aspectos a serem abordados na formulação de alternativas de aplicação de recursos a longo prazo por uma empresa.
Dados essenciais para avaliação
*0 A primeira preocupação fundamenta-se na determinação das entradas e saídas de caixa do projeto.
*1 Em geral, o tipo convencional de projeto envolve uma ou várias saídas iniciais representadas por investimento, despesas de instalação etc... seguidas por uma sequência posterior, de entradas de caixa, no sentido de se obter o retorno do investimento, através de lucro ou redução de custos.
Algumas aplicações de recursos a longo prazo
*2 Compra de uma nova máquina.
*3 Substituição de um equipamento por outro
*4 Construção de uma nova fábrica
*5 Abertura de uma nova linha de produtos e serviços.
*6 Lançamento de um novo produto no mercado.
*7 Tomada de decisões entre alugar ou comprar.
Dispêndio de Capital
Basicamente o estudo de avaliação de alternativa de investimentos, tem como base a avaliação de despesas de alto risco para a empresa, em que muitas vezes depende inteiramente do escalão maior para aprovar ou não determinados gastos assim como os acima mencionados. Então, considera-se que a análise de propostas de gastos de capital não é uma operação gratuita – é possível se obter benefícios, mas a análise tem um custo. Para certos tipos de projetos, pode-se justificar uma análise relativamente detalhada, para outros devem ser utilizados procedimentos mais simples. Conseqüentemente, as empresas costumam classificar os projetos em categorias e depois analisam os que estão em cada categoria de modo um pouco diferente.
1. Reposição: manutenção do negócio. Uma categoria cosiste de gastos para substituir equipamentos velhos ou danificados, utilizados na produção de produtos rentáveis.
2. Reposição: redução de custos. Esta categoria inclui