fichamento
O objetivo ampliar o conhecimento, as perspectivas, atitudes e as três formas de habilidades e competência que o administrador deve ter para que se torne um excelente profissional.
“A teoria geral da administração (TGA) é o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo da administração em geral, não se preocupado onde seja aplicada, se nas organizações lucrativas (empresas) ou se nas organizações não-lucrativas” (p. 2).
A teoria não se preocupa onde serão aplicados seus métodos, pois o importante é o conhecimento geral do administrador, para que ele consiga aplica-los nos diversos meios das organizações.
“A TGA trata do estudo da administração das organizações. Em função dos aspectos excluídos de cada organização, o administrador define estratégia, efetua diagnósticos de situações, dimensiona recursos, planeja sua aplicação, resolve problemas, gera inovação e competitividade” (p. 2).
Segundo Taylor, quando uma organização pretende incluir um executivo para seu quadro administrativo, os candidatos são submetidos a testes e entrevistas que procuram investigar seus conhecimentos competência e habilidades. As características de personalidade, atitudes, sua formação escolar, seu passado profissional, antecedentes morais, sucesso ou fracasso em determinadas atividades também são pesquisados.
“Ele não é apenas analisados pelas organizações por seus conhecimentos tecnológicos de Administração, mas, principalmente, por seu modo de agir, suas atitudes, conhecimentos, habilidades, competências, personalidade e filosofia de trabalho” (p. 3).
A grande finalidade é verificar se essas qualidades se unem com os novos padrões de cultura e de trabalho.
Para Katz existem três tipos de habilidades importantes para que o desempenho administrativo se torne bem-sucedido:
“Habilidades técnicas envolvem o uso de conhecimento especializado e facilidade na