Lei de Hooke e Dinamômetros
Sustentabilidade pode ser definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras.
O princípio da sustentabilidade aplica-se a um único empreendimento, a uma pequena comunidade, até o planeta inteiro. Para que um empreendimento humano seja considerado sustentável, é preciso que seja: ecologicamente correto economicamente viável socialmente justo culturalmente diverso
Aliando as temáticas da inovação tecnológica e da sustentabilidade tem-se a inovação tecnológica orientada para o desenvolvimento sustentável, ou inovação tecnológica sustentável. Seu conceito foca nas inovações que a mantém ou aumentam o capital global (econômico, ambiental e social) de uma empresa.
• Questão Social: Sem considerar a questão social, não há sustentabilidade. Em primeiro lugar é preciso respeitar o ser humano, para que este possa respeitar a natureza. E do ponto de vista do ser humano, ele próprio é a parte mais importante do meio ambiente.
• Questão Energética: Sem considerar a questão energética, não há sustentabilidade. Sem energia a economia não se desenvolve. E se a economia não se desenvolve, as condições de vida das populações se deterioram.
• Questão Ambiental: Sem considerar a questão ambiental, não há sustentabilidade. Com o meio ambiente degradado, o ser humano abrevia o seu tempo de vida; a economia não se desenvolve; o futuro fica insustentável.
Juntamente com a inovação tecnológica aparecem aspectos relacionados à inclusão da gestão ambiental e social. O modelo de desenvolvimento econômico do planeta, utilizado por muitas décadas, degradou e poluiu o meio ambiente, visto que estava calcado na exploração de recursos naturais. Esses recursos foram extraídos de forma predatória e, em consequência dessa exploração, diversos problemas ambientais surgiram. Devido à importância que as empresas têm dado à