totem tabu
A N I M I S M O, M A G I A E
ONIPOTÊNCIA DE PENSAMENTOS
O ANIMISMO NO SEU
SENTIDO MAIS ESTRITO É
A DOUTRINA DE ALMAS E
NO MAIS AMPLO A
DOUTRINA DOS SERES
ESPIRITUAIS.
ANIMALISMO
O termo animalismo também foi usado para indicar teoria de caráter vivo daquelas coisas que nos parece objetos inanimados; segundo Tylor as expressões “animalismo” e “hominismo” também são empregados em relação a isto.
O POVO PRIMITIVO
Eles acreditavam que esses seres povoavam o mundo e seria esses seres malignos e benevolentes.
AS TRÊS GRANDES
R E P R E S E N TA Ç Õ E S D O U N I V E R S O
Animista (ou mitológica) religiosa e científica. O animismo foi o primeiro a ser criado. Com esses três estágio o autor afirma que o animismo em si mesmo não é uma religião. Esses sistemas foram criados pela necessidade de controlar o mundo que os rodeava e não por pura curiosidade especulativa.
Os povos primitivos acreditavam que os fenômenos naturais eram demônios, acreditavam também que todos os animais, vegetais, Objetos inanimados do mundo estavam dominados por eles.
O S P OV O S P R I M I T I V O S A C R E D I TAVA M
QUE OS SERES HUMANOS ERAM
H A B I TA D O S P O R E S P Í R I T O S
SEMELHANTES
A DIFERENÇA DA FEITIÇARIA E DA
MAGIA
Feitiçaria é arte de influenciar espíritos tratando-os da mesma maneira como se trataria os seres humanos. MAGIA
É algo diferente fundamentalmente ela despreza os espíritos e faz uso de procedimentos especiais e não métodos psicológicos.
Um dos procedimentos mais difundidos da magia para prejudicar o inimigo é fazer uma efígie dele de qualquer material adquado.
O CANIBALISMO
Os povos primitivos praticavam o canibalismo porque acreditavam comendo aquelas pessoas eles conseguiriam as qualidades daquela pessoa.