destinaçao dos residuos solido
LÚCIO MACEDO
DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS: ESTUDO DE CASO NO BEQUIMÃO
SÃO LUIS
2014
JEFFERSON MORAIS – 990802
FELLIPE VINICIUS – 966319 PAULO MARTINS – 978802
JULIO NUNES – 967749
JOSEPH MODESTO - 975502
DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS: ESTUDO DE CASO NO BEQUIMÃO
Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Engenharia Civil do UNICEUMA, referente à nota do 2° bimestre. Orientado por: Prof. Lúcio Macedo.
SÃO LUIS
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 OBJETIVOS 5
2.1 OBJETIVO GERAL 5
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5
3 REVISÃO BIBLIOGRÁFIA 6
4 ESTUDO DE CASO: BAIRRO BEQUIMÃO 12
5 RESULTADO 16
6 CONCLUSÃO 17
7 REFERÊNCIAS 18
1 - Introdução
O aumento populacional nas cidades, aliado a uma sociedade extremamente consumista, faz gerar vários problemas ambientais. O lixo urbano é um desses problemas, ele pode ser de origem domiciliar (sobras de alimentos, papéis, plásticos, vidros, papelão), origem industrial (apresenta constituição variada, entre gasosa, líquida ou sólida), o hospitalar (seringas, agulhas, curativos, gazes, ataduras, peças atômicas, etc.) e o lixo desse século: o tecnológico (pilhas e aparelhos eletrônicos em geral).
O lixo além de ser um problema ambiental no Brasil também pode ser considerado um problema econômico e social. No aspecto econômico, grandes quantias de dinheiro são destinadas à coleta e tratamento do lixo urbano. No social, vários indivíduos são afetados pela concentração de lixo nas cidades, que causam proliferação de insetos transmissores de doenças e poluição visual, já no aspecto ambiental gera poluição do ar, entupimento de bueiros, e afeta a camada de ozono.
Metade dos municípios brasileiros (50,8%) despejam resíduos sólidos em vazadouros a céu aberto, mais conhecido como lixões, segundo o instituto brasileiro de geografia e estatística (IBGE), resultado da