Análise da triagem e destinação final dos resíduos sólidos hospitalares em
1.1 Instituição: Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Centro de Estudos Superiores de Imperatriz – CESI
1.2 Tema: Resíduos Sólidos
1.3 Título: Análise da triagem e destinação final dos resíduos sólidos hospitalares em Imperatriz
1.4 Autores: Kadja da Silva Cerqueira – Graduanda em Engenharia Florestal – UEMA/CESI
Maria de Fátima de Castro Oliveira - Graduanda em Engenharia Florestal – UEMA/CESI
1.5 Orientadora: Diana Barreto Costa
1.6 Data de entrega: 13/12/2011
2 JUSTIFICATIVA
Resíduos Sólidos são todos aqueles resíduos nos estados sólidos e semi-sólidos que resultam da atividade humana, podendo ser de origem: doméstica, industrial, comercial, hospitalar, agrícola e de serviços.
A gestão adequada dos resíduos tem sido, ao longo das últimas décadas, um desafio constante das políticas de ambiente, considerando a complexidade e gravidade dos respectivos problemas ambientais e de saúde pública. Em se tratando de resíduos hospitalares a preocupação tem que ser redobrada. As diferentes etapas de acondicionamento, manuseio, transporte e tratamento devem ser observadas com responsabilidade, pois o lixo disposto de forma inadequada, sem qualquer forma de tratamento, pode ser uma séria ameaça à saúde pública.
No Brasil, o problema é complexo, já que são poucos os aterros sanitários, existindo apenas alguns aterros controlados, e a maioria lixões a céu aberto, onde o resíduo é depositado. Em Imperatriz não é diferente, apesar do grande crescimento do município, todo o lixo é depositado em um único lixão. Com estes resíduos sendo descartados de forma inadequada, há riscos iminentes de provocar alterações no solo, no ar e na água, além de oferecer perigo às pessoas que possuem contato direto com estes resíduos.
Em decorrência do grande risco associado aos resíduos hospitalares, principalmente o infecto-contagioso, onde os organismos presentes neste tipo de lixo,