DESTINAÇÃO FINAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Engenharia Civil- Unidade Barreiro
Adélia Santana
Dayane Santos
Juliana Gonçalves
Marcella Rosa
Thais Miranda
DESTINAÇÃO FINAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
CIÊNCIAS DO AMBIENTE
Belo Horizonte
2013
INTRODUÇÃO
Nogueira e outros (2012) apontam que atualmente a gestão urbana enfrenta um dos maiores problemas no que se refere à disposição irregular dos resíduos sólidos da construção civil, e os impactos negativos por ela causados. Ainda ressalta que a ineficiência do processo construtivo é demonstrada pela quantidade de entulho gerado nas construções.
Para Fagundes (2009) essa tendência de crescimento da geração de resíduos agrava ainda mais os sérios problemas causados pela inadequada disposição dos resíduos e tais fatores legitimam a necessidade de buscar alternativas eficazes para o seu equacionamento.
E foi buscando identificar as possíveis soluções para o problema dos impactos negativos provenientes da disposição irregular desses resíduos, que o estudo teve como objetivo estudar sobre a destinação final dos resíduos sólidos na construção civil.
Partindo dos preceitos apresentados, a pesquisa foi elaborada visando um estudo profundo e detalhado de maneira a se permitir um conhecimento amplo sobre a destinação de resíduos sólidos, e para isto foi realizada uma visita técnica a uma Unidade de Reciclagem de Entulhos na cidade de Belo horizonte na BR-040, Km 531, Jardim Filadélfia, sendo então a pesquisa classificada como um estudo de caso e também como um estudo de caráter exploratório e aplicado, pois visa proporcionar maior familiaridade com o problema da destinação dos resíduos sólidos com vistas a torná-lo explicito para assim obter-se soluções pertinentes para o problema em questão.
POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Uma das grandes preocupações da humanidade em termos ambientais é a crescente geração de resíduos sólidos urbanos,