Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Bento Gonçalves
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE MINAS, METALÚRGICA E DE MATERIAIS
DISCIPLINA – GESTÃO AMBIENTAL
Plano municipal de gerenciamento integrado de resíduos sólidos do município de Bento Gonçalves
Ademir Dreger, Daniele Perondi, Pilar F.C.L e Suelem D.
Ferreira
Informações Gerais:
Localização: A área física do município compreende 382,51 km², pertence à Mesorregião do Nordeste Rio-Grandense e encontra-se distante 124 km da capital Porto Alegre.
População Estimada (2013): 111.384 (IBGE, 2014).
Número de empresas atuantes: 7517 (IBGE,Cadastro Central de Empresas 2012).
Renda per capita: Segundo Reportagem da revista Exame: “As cidades do Brasil onde as pessoas têm maior renda” (46º – R$ 1.196)
(Plano Municipal de gerenciamento integrado de resíduos sólidos de Bento Gonçalves, 2012) http://exame.abril.com.br/ Economia:
Bento Gonçalves é a Capital Brasileira da Uva e do Vinho e também a primeira região do
Brasil a obter a Indicação de Procedência pelo Vale dos Vinhedos.
Bento Gonçalves tem na indústria moveleira a grande força da sua riqueza econômica. O setor moveleiro de Bento Gonçalves representa 8% da produção nacional de móveis, 40% da produção estadual e 56% da produção municipal.
(Plano Municipal de gerenciamento integrado de resíduos sólidos de Bento Gonçalves, 2012)
/
Art.19
I- Diagnóstico da situação dos resíduos sólidos gerados no respectivo território, contendo a origem, o volume, a caracterização dos resíduos e as formas de destinação e disposição final adotadas;
•Resíduos sólidos domésticos: Os resíduos sólidos domésticos são considerados aqueles gerados nas residências, comércios e outros estabelecimentos de serviços do município, sendo estes passíveis de separação entre lixo seco e orgânico.
A coleta dos resíduos domésticos é realizada pela empresa Transportes RN Freitas Ltda., conforme contrato de prestação de serviços número 377/2010 . O contrato prevê a